Coordenador : Débora Vieira Soares
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389789.2199.344659.24022023
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de Graduação da Faculdade de Medicina da UFF que realizarem rodízios de disciplinas práticas no Serviço de Endocrinologia do HUAP-UFF Médicos Residentes do Serviço de Endocrinologia do HUAP-UFF População em Risco de Fraturas ou que já sofreram fraturas osteoporóticas atendidos no HUAP, seus familiares e cuidadores. Docentes Médicos e Médicos assistentes que façam seguimento de pacientes que sofreram fraturas osteoporóticas.
Local de atuação: Ambulatório de Metabolismo Ósseo, Serviço de Endocrinologia, HUAP-UFF
Objetivo
Objetivo Principal: Através de um serviço de coordenação de fraturas implementar medidas educativas, diagnósticas e terapêuticas para prevenção de fraturas osteoporóticas. Objetivos Específicos: • Verificar os cuidados oferecidos ou aplicados à população de risco para fraturas, principalmente entre aqueles que já apresentam fraturas prévias • Oferecer informação e conhecimento a discentes, a docentes, a profissionais de saúde, a população em risco de fraturas e a seus familiares quanto ao diagnóstico e a abordagem preventiva da osteoporose e de fraturas osteoporóticas. • Monitorar os pacientes já fraturados, orientando adequação da abordagem visando a prevenção de novas fratura
Resumo
A osteoporose é definida como uma doença esquelética sistêmica caracterizada por baixa massa óssea mineral e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, o que consequentemente aumenta a fragilidade óssea e a suscetibilidade à fratura No mundo todo uma em cada 3 mulheres e um em cada 5 homens com mais de 50 anos terão fratura osteoporótica, também chamadas de fraturas por baixo impacto ou fragilidade, o que implica em alto impacto pessoal e econômico. Pacientes que apresentam fraturas osteoporóticas têm risco elevado de novas fraturas osteoporóticas quando comparados a pacientes da mesma faixa etária que nunca fraturaram. Apesar de ser uma doença bastante prevalente e associada a alta mobimortalidade a osteoporose é uma doença que pode ser silenciosa até a primeira fratura, permanecendo muitas vezes subdiagnosticada e subtratada, mesmo após a ocorrência de fraturas. Portanto, este projeto tem por objetivo, em linhas gerais, divulgar o conhecimento e conscientizar sobre a osteoporose os profissionais de saúde, alunos da graduação e especialização, pacientes e familiares. Além de identificar e seguir pacientes com alto risco de fraturas com a finalidade de prevenir a primeira fratura e identificar e seguir pacientes após a primeira fratura com o objetivo de prevenir novas fraturas. O projeto ocorrerá na estrutura do ambulatório de metabolismo ósseo do serviço de endocrinologia do HUAP/UFF. Os dados gerados serão inseridos em bancos para posterior análise e produção de conhecimento visando a melhora na abordagem da osteoporose e na criação de rotinas e políticas públicas eficazes para a redução de fraturas.